Evento na Alesc tem programação com foco em ações voltadas a homens autores de violência doméstica

Acontece nos dias 30/08 (terça-feira) e 31/08 (quarta-feira), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa, o workshop para facilitadores dos grupos reflexivos para homens autores de violência. Participam mais de 35 psicólogos e assistentes sociais que atuam em 11 Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMAs) da Superintendência de Penas Alternativas e Apoio ao Egresso, do Departamento de Polícia Penal. 

A iniciativa vai ao encontro de uma das atualizações feitas na Lei Maria da Penha, em 2020: a Lei nº 13.984/2020, que estabelece ao agressor a obrigatoriedade de frequentar centros de educação e de reabilitação, além de fazer acompanhamento psicossocial. O atendimento em grupos reflexivos acontece em 11 comarcas do estado de SC. O principal objetivo do trabalho nos grupos reflexivos é auxiliar os homens agressores a refletir sobre o motivo pelo qual praticam esta violência, buscando o entendimento sobre a raiz  deste comportamento, para que assim não voltem a repeti-lo. 

Segue a programação do workshop:

Programação para quarta-feira (31):

9h15 – Aplicabilidade dos círculos de paz não conflitivos como estratégia de intervenção a grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica.
Palestrantes:
Jule Mendes Minelli – Psicóloga e Agente de Segurança Socioeducativa
Roseli Maria Duarte – Assistente Social

13h30 – Apresentação das vivências na atuação dos grupos reflexivos para homens autores de violência contra a mulher:
Projeto Refletir das CPMAs de Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville e São José;
Projeto Ágora de Florianópolis;
Grupo reflexivos SEMUDES/CREAS de Blumenau;
Mediadora: Wanderléa Maria Machado – Psicóloga Sepae.

15h30 – Fechamento e Autocuidado dos facilitadores dos grupos reflexivos
Palestrantes:
Jule Mendes Minelli – Psicóloga e Agente de Segurança Socioeducativa
Roseli Maria Duarte – Assistente Social

16h30 – Encerramento
Teresa Kleba Lisboa – OVM/SC
Janete Grobe do Prado Bott – Sepae/SAP

Para mais informações acesse o portal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Gostou do artigo? Compartilhe

Posts Recentes

Reuniões e Encontros
AnaRaquel

Reunião entre o Movimento Vida Mulher e a Fundação Somar

Aconteceu, dia 26 de agosto, na sede do Fundação SOMAR, o encontro entre o Movimento Vida Mulher, representado pelas Dra(s). Juliane Ferrari e Giovana Ribeiro e a primeira dama de Florianópolis, Beatriz Topazio,  a coordenadora de políticas públicas para às mulheres, Bruna Amorim Soares, o coordenador de políticas públicas para pessoa com deficiência e pessoa portadora de doença rara, Rafael Coimbra e a coordenadora de políticas públicas para a promoção da igualdade racial, Fadia de Jesus Santana Lopes, a fim de discutir estratégias para o combate à violência contra a mulher em Florianópolis.

Leia Mais »
Eventos
AnaRaquel

3° Evento Vida Mulher

Ocorreu no último dia 10/08, quarta-feira, na sede da ACM – Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, o terceiro encontro do movimento Vida Mulher. Recebemos os ilustres palestrantes convidados, o promotor de justiça Jadel da Silva Junior, membro do Neavit – Núcleo Especial de Atendimento a Vítima de Crimes e a deputada estadual Marlene Fengler, membra do Observatório de Violência contra a mulher, da Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. As palestras tiveram como foco o entendimento sobre o cenário de enfrentamento da violência contra a mulher no estado de Santa Catarina e a busca de caminhos para a capacitação do profissional da saúde no atendimento à mulher vítima de violência.

Leia Mais »