Confinamento sem violência

No ano de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Brasil adotou uma série de medidas para prevenir o contágio do coronavírus. Com a sociedade em isolamento social e a suspensão do transporte público, o número de pedidos de medidas protetivas caiu em Santa Catarina, o que não significa que os casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres diminuíram. Segundo o TJSC, “isolamento social pode ter sido um fator de impedimento para que mulheres vítimas de violência procurassem ajuda ou denunciassem as agressões sofridas”.

Para encorajar a denúncia, o TJSC lançou a campanha “Confinamento sem Violência”, que consistiu na distribuição de cartazes com orientações para as vítimas de violência. Os informativos foram fixados em locais que prestam serviços essenciais, como supermercados, farmácias e hospitais que mantiveram as portas abertas, para atendimento presencial. Os cartazes também ficaram disponíveis para quem desejasse baixar a arte e contribuir com a divulgação, disseminando os contatos entre as próprias vítimas, seus familiares, amigos e vizinhos.

Quem aderiu à campanha foi convidado a informar ao TJSC, com registros fotográficos que motivassem mais pessoas e empresas a aderir também, conectados pelas hashtags #confinamentosemviolência, #ajustiçanãopara e #nãosecale.

Acesse os cartazes aqui

Saiba Como denunciar

  • Ligue 180 – denúncias e informações sobre violência doméstica (Governo Federal)
  • Ligue 190 – Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência
  • Disque Denúncia 181 – Polícia Civil de Santa Catarina
  • Telefone (48) 98844-0011 – WhatsApp/Telegram da Polícia Civil de Santa Catarina
  • Boletim de Ocorrência eletrônico 
  • Aplicativo PMSC Cidadão (disponível em Android ou IOS)
  • Email: cevid@tjsc.jus.br – Informações, reclamações e sugestões

Parceiros e apoiadores da Campanha 

Divulgação

Gostou do artigo? Compartilhe

Posts Recentes

Reuniões e Encontros
AnaRaquel

Reunião entre o Movimento Vida Mulher e a Fundação Somar

Aconteceu, dia 26 de agosto, na sede do Fundação SOMAR, o encontro entre o Movimento Vida Mulher, representado pelas Dra(s). Juliane Ferrari e Giovana Ribeiro e a primeira dama de Florianópolis, Beatriz Topazio,  a coordenadora de políticas públicas para às mulheres, Bruna Amorim Soares, o coordenador de políticas públicas para pessoa com deficiência e pessoa portadora de doença rara, Rafael Coimbra e a coordenadora de políticas públicas para a promoção da igualdade racial, Fadia de Jesus Santana Lopes, a fim de discutir estratégias para o combate à violência contra a mulher em Florianópolis.

Leia Mais »
Eventos
AnaRaquel

3° Evento Vida Mulher

Ocorreu no último dia 10/08, quarta-feira, na sede da ACM – Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, o terceiro encontro do movimento Vida Mulher. Recebemos os ilustres palestrantes convidados, o promotor de justiça Jadel da Silva Junior, membro do Neavit – Núcleo Especial de Atendimento a Vítima de Crimes e a deputada estadual Marlene Fengler, membra do Observatório de Violência contra a mulher, da Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. As palestras tiveram como foco o entendimento sobre o cenário de enfrentamento da violência contra a mulher no estado de Santa Catarina e a busca de caminhos para a capacitação do profissional da saúde no atendimento à mulher vítima de violência.

Leia Mais »