Crush Perfeito?!
A cartilha “Crusch Perfeito?!”, elaborada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do Poder Judiciário de Santa Catarina, propõe uma nova forma de mostrar para os jovens as características de um relacionamento abusivo, para que identifiquem se estão vivendo este tipo de relação e saibam como agir diante de uma relação abusiva.
Através de uma linguagem simples e direta, com design divertido e envolvente, a cartilha apresenta ao leitor como o abuso está implícito em atitudes que muitas vezes nem são percebidas. A mensagem é clara: “Se o Crush, por exemplo, bisbilhota seu e-mail, seu WhatsApp e sua rede social sem a sua autorização, e se obriga você a excluir algum amigo ou alguma foto da rede social, se lhe proíbe de conversar com seus amigos virtualmente, se faz ameaças e cria sistemas de punições, se interfere sistematicamente no seu estudo ou no seu trabalho, atenção – isso é um relacionamento abusivo”.
Segundo a desembargadora Salete Sommariva, presidente da Cevid, o objetivo é falar com os jovens, em especial as meninas que estão iniciando a vida amorosa. Para a magistrada, “união, conhecimento e informação de qualidade são armas poderosas e eficazes no combate à violência”.
A cartilha tem espaços de interação, para o leitor responder questões estratégicas, que ajudarão no processo de reconhecimento da sua rede de apoio, da sua própria identidade e do tipo de relação que está vivendo. No trecho “Preserve seu espaço”, por exemplo, o leitor deve escrever o nome dos familiares de quem mais gosta e com quem convive com frequência, o nome dos melhores amigos, suas atividades preferidas, entre outras. No fim do livro, um questionário facilita a reflexão: se relação é abusiva ou não.
A campanha também está em foco no Movimento Vida Mulher. Nós queremos que seja disseminada dentro do Sistema de Saúde de Santa Catarina e para o público em geral, por meio das plataformas digitais.
Faça o download da cartilha aqui: