PMSC: Atuação da Rede Catarina de Proteção à Mulher em Santa Catarina

As finalidades da Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) são: proteger e orientar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, por meio de visitas preventivas e da fiscalização de medidas protetivas de urgência (MPU); fomentar ações de polícia restaurativa, por meio de policiamento direcionado, buscando pacificar conflitos e solucionar problemas relacionados à quebra da ordem pública no âmbito doméstico e familiar; e estabelecer, por intermédio de solução tecnológica (plataformas e aplicativos para smartphones), ações de policiamento direcionado que favoreçam medidas preventivas de maior efetividade e celeridade ao atendimento policial militar a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Para participar, basta acionar a PMSC em contato direto com policiais militares de serviço, por meio da chamada telefônica à Central Regional de Emergências (canal 190) ou pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android ou iOS.

O APP PMSC Cidadão conta com uma parte direcionada para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, onde estas podem fazer denúncias e acionar o Botão do Pânico.

Esse recurso serve para que a vítima, que já possua a medida protetiva inserida no sistema e esteja sendo acompanhadas pela Rede Catarina, caso não consiga ligar e também não queira ser exposta durante o fato, acione a Central Regional de Emergências (CRE) via aplicativo de celular para que a viatura desloque até o local da denúncia em prioridade.

No ano de 2021, aproximadamente 241 foram atendidos com a Rede Catarina de Proteção à Mulher, mais de 14.790 mulheres e, entre visitas preventivas e de fiscalização foram em torno de 28.278 realizadas.

Gostou do artigo? Compartilhe

Posts Recentes

Reuniões e Encontros
AnaRaquel

Reunião entre o Movimento Vida Mulher e a Fundação Somar

Aconteceu, dia 26 de agosto, na sede do Fundação SOMAR, o encontro entre o Movimento Vida Mulher, representado pelas Dra(s). Juliane Ferrari e Giovana Ribeiro e a primeira dama de Florianópolis, Beatriz Topazio,  a coordenadora de políticas públicas para às mulheres, Bruna Amorim Soares, o coordenador de políticas públicas para pessoa com deficiência e pessoa portadora de doença rara, Rafael Coimbra e a coordenadora de políticas públicas para a promoção da igualdade racial, Fadia de Jesus Santana Lopes, a fim de discutir estratégias para o combate à violência contra a mulher em Florianópolis.

Leia Mais »
Eventos
AnaRaquel

3° Evento Vida Mulher

Ocorreu no último dia 10/08, quarta-feira, na sede da ACM – Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, o terceiro encontro do movimento Vida Mulher. Recebemos os ilustres palestrantes convidados, o promotor de justiça Jadel da Silva Junior, membro do Neavit – Núcleo Especial de Atendimento a Vítima de Crimes e a deputada estadual Marlene Fengler, membra do Observatório de Violência contra a mulher, da Alesc – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. As palestras tiveram como foco o entendimento sobre o cenário de enfrentamento da violência contra a mulher no estado de Santa Catarina e a busca de caminhos para a capacitação do profissional da saúde no atendimento à mulher vítima de violência.

Leia Mais »